sexta-feira, 3 de Maio de 2024  23:15
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Retire a pele à abóbora e corte-a em pedaços. Lave muito bem o alho francês e corte-o em fatias finas. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-07-2015

Património dos Pobres de Ílhavo recebeu donativo do Fundo do Comendador Alfredo Santos através da American Foudation for Charities of Portugal.



Através da AFCP, com sede em New York, foi decidido pela instituição Luso-Americana a atribuição do Fundo do Comendador Alfredo Santos, no valor de 5 mil dólares, à instituição ilhavense, Património dos Pobres. Este valor foi entregue, hoje, em Ílhavo, pela viúva de Alfredo Santos, Marie Santos.

A cerimónia decorreu no Lar de São José, na presença do Padre António de Almeida Cruz e de Paulo Edgar Ré da instituição e Carlos Duarte, jornalista que acompanhou a actividade da Fundação Americana no apoio às instituições de solidariedade social em Portugal desde 1983, a convite do Ilhavense Alfredo Santos.

Paulo Ré começou por historiar a vida do Património dos Pobres e das dificuldades que têm tido no apoio social aos mais carenciados. Após a entrega do cheque, Marie Santos, lembrou que esta dádiva é feita "em memória" do seu marido, Alfredo Santos a uma instituição da sua terra natal que foi um desejo seu antes de falecer.

Para o responsável da instituição, Padre António de Almeida Cruz, "é sempre com muita alegria que sentimos o coração a pulsar de amor de muitas pessoas amigas do Património dos Pobres". "E são muitas,quer a nível pessoal quer por parte de Instituições. Desta vez foi a Fundação American Foundation for Charities of Portugal. Já não é a primeira vez que esta Fundação, sediada nos Estados Unidos, se lembra de nós e nos honra e beneficia com donativos. Agora vieram cinco mil dólares. Para uma Instituição de Solidariedade Social, como a nossa, são sempre bem-vindas e incentivantes estas demonstrações de solidariedade humana e cristã porque a fraternidade é fundamento e caminho para a paz e o amor".

Depois, seguiu-se a visita ao Lar e à Obra da Criança.

"Alfredo Santos, era natural de Ílhavo e ainda jovem, com 17 anos, emigrou para os EUA onde se tornou um empresário de sucesso, nunca esquecendo a sua terra natal. Fundador da American Foundation for Charities of Portugal em 1983, foi grande dinamizador na angariação de fundos para instituições portuguesas de solidariedade social e tal era a importância desses donativos que nas cerimónias de entrega das verbas sempre estiveram membros do Governo ou figuras de destaque do país. Nos primeiros 20 anos a AFCP entregou mais de dois milhões de dólares. Alfredo Santos morreu nos EUA com 88 anos em Abril de 2014".

Em Ílhavo, o Hospital da Santa Casa da Misericórdia e o Património dos Pobres foram instituições que receberam verbas da Fundação, nos anos de 1984, 1986 e 1996.

Alfredo Santos também ajudou outras instituições, como Os Ílhavos, os Bombeiros locais e o Illiabum tendo recebido duas Comendas do Presidente da República, em 1985 a a Comenda de Mérito e em 1986, a do Infante D. Henrique.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®